O mercado atual
SUELY MAYUMI HAYASHI
A COMUNICAÇÃO INTERNA COMO FACILITADORA DO
PROCESSO DE CONQUISTA DE REPUTAÇÃO POSITIVA
Londrina
2007
2
ALINE CRISTINE DOS SANTOS
SUELY MAYUMI HAYASHI
A COMUNICAÇÃO INTERNA COMO FACILITADORA DO
PROCESSO DE CONQUISTA DE REPUTAÇÃO POSITIVA
Artigo apresentado à disciplina 3NIC098, como pré-requisito à obtenção do título de Relações
Públicas pela Universidade Estadual de
Londrina – UEL.
Orientador: Prof. Doutor Waldyr Gutierrez
Fortes
Londrina
2007
3
A COMUNICAÇÃO INTERNA COMO FACILITADORA DO PROCESSO DE
CONQUISTA DE REPUTAÇÃO POSITIVA
O mercado atual sofreu algumas mudanças nos últimos anos e passou a exigir mais das empresas. Assim, foi necessário que as organizações aprendessem que, mais do que qualidade nos produtos e bom atendimento, é preciso transmitir credibilidade, mostrar seriedade, respeitar seus grupos de interesse e ter um discurso condizente com seu comportamento.
O resultado que se consegue quando uma empresa é íntegra na sua conduta, ao longo dos anos, é uma reputação positiva e forte, um fator estratégico e competitivo, pois pode proporcionar enormes ganhos à organização, já que a reputação é a conseqüência da imagem organizacional, construída pelos públicos e que sofre influências da identidade corporativa. Logo, a reputação, a identidade e a imagem são termos que caminham juntos, sendo necessário compreender suas inter-relações. É possível notar, também, o papel estratégico da comunicação interna no que tange o fortalecimento da identidade organizacional. Ferramenta de
Relações Públicas, a comunicação interna transforma pessoas em multiplicadores de informações institucionais, solidificando a personalidade da empresa, dando suporte para que a imagem esteja alinhada com a identidade, evitando distorções que possam prejudicar a empresa.
Reputação – Fator competitivo
A reputação, hoje, é um dos elementos que tem ganhado destaque e se tornado