NAFTA
População: 418 milhões de habitantes
PIB (produto interno bruto): 10,3 trilhões de dólares
Renda per capita: US$25.341,00
Países membros: Estados Unidos da América, Canadá e México
Países associados: Chile
2. O que é a NAFTA?
A NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) é um tratado envolvendo os Estados Unidos, o Canadá e o México, e o Chile como associado. Uma atmosfera de livre-comércio com preço reduzido para troca de mercadorias entre os três países.
Instalado em 1 de janeiro de 1994 para ajudar os três países a competir com potências como Japão e União Europeia. Foi estabelecido um prazo de 15 anos para que todas as barreiras alfandegárias entre os países fossem derrubadas.
Porém, outros defendem que a NAFTA só transformou o Canadá e o México em colônias dos EUA, aumentando a pobreza no México e intensificando o desemprego no Canadá.
3. Objetivos da NAFTA
Esse tratado tem como objetivos, além do que foi citado acima, facilitar o movimento de produtos e serviços entre os territórios dos países participantes, condicionar uma competição justa dentro da área de livre comércio, oferecer proteção efetiva e adequada e garantir os direitos de propriedade intelectual no território de cada um dos participantes, ajustar a economia dos países membros, para ganhar competitividade no cenário de globalização econômica, intensificar as exportações de mercadorias e serviços dos países membros.
4. Diferencias entre UE e NAFTA
A diferença entre ambos é que a NAFTA não visa à integração total entre seus países membros como na UE onde as pessoas nascidas em qualquer dos países membros são consideradas “cidadãos da União Européia” podendo trafegar e estabelecer residência em qualquer um dos outros países sem nenhuma restrição, além de adotar um sistema bancário e financeiro comuns.
A NAFTA visa apenas à criação de uma área de livre comércio entre esses países o que restringiria a atuação do bloco ao setor comercial.