Análise crítica Apolo 13
Coordenador Acadêmico/Mestre: André Baptista Barcaui
Matéria: Fundamentos do Gerenciamento de Projetos
Aluna: Michelle Amodeo
Data: 28/05/2014
--- Objetivo ---
O presente trabalho tem como objetivo a análise dos stakeholdres envolvidos no processo decisório no filme “Apollo 13 – do fracasso ao triunfo”, exibido em aula.
--- Apresentação ---
Sinopse
Em 11 de abril de 1970, a NASA envia à Lua um novo grupo de astronautas, na missão Apollo 13, a qual seria a terceira a pousar na superfície lunar. Porém, já no espaço, um tanque de oxigênio explode. Com o acidente, os astronautas Jim Lovell, Jack Swigert e Fred Haise – interpretados, respectivamente, pelos atores Tom Hanks (de “Código de Da Vince” e “Anjos & Demônio”), Kevin Bacon (de “Ecos do Além” e “Sobre Meninos e Lobos”) e Bill Paxton (de “Titanic” e “Limite Vertical”) – não conseguem seguir para Lua. Pior que isso: eles correm o risco de ficar sem oxigênio e energia suficientes para voltar à Terra. Agora, a equipe a bordo e a equipe da Agência Espacial, em Terra, deveriam correr contra o tempo e improvisar novo plano para trazê-los de volta.
Análise
Identificação de dois stakeholders (positivo e negativo) que influenciam nas decisões tomadas no filme.
Positivo 1:
Stakeholder: Astronauta que foi dispensado por estar doente, interpretado pelo ator Gary Sinise.
Justificativa: A primeira tripulação que iria comandar a Apollo 13 estava definida, até que dois dias antes da decolagem, o exame médico de um dos astronautas detectou sarampo. Como o astronauta não havia desenvolvido a doença, não pode viajar. Após os problemas apresentados pela Nave, esse mesmo astronauta é chamado pela NASA e passa a simular, nas mesmas condições de luz, calor e as condições dos instrumentos disponíveis, na qual a equipe estaria submetida.
Seu objetivo foi reativar o módulo lunar com a carga de apenas 20A. Em nenhum momento do filme o astronauta desanima,