Contabilidade comercial
TÍTULO DO TRABALHO
SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER
Trabalho apresentado ao Curso ciencias contabeis da UEL- Universidade Estadual de Londrina , para a disciplina Contabilidade Comercial.
Prof.
Cidade
Ano de entrega
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os tópicos sobre a contabilidade comercial contemplando conteúdos que auxiliarão empresário e comerciantes, na forma contábil, melhor administrando seu negócio e deixando de pagar tributos legalmente, usufruindo da Elisão Fiscal.
É o caso, por exemplo, de alguns regimes especiais de tributação das empresas comerciais referentes ao ICMS: ICMS diferido e ICMS substituição tributária, bem como alguns fatores sobre o aproveitamento de créditos tributários. Com a globalização da economia, houve um desenvolvimento acentuado no comércio internacional. Com isso, as empresas passaram a exportar e importar produtos com maior intensidade.
A contabilidade é o controle que a empresa possui sobre sua vida econômica, financeira e patrimonial, de grade importância para a gestão dos negócios. Além disso, a contabilidade organizada é indispensável para a empresa realizar negócios por exemplo com os Governos (contratos, licitações, etc.), com os fornecedores, com os bancos (cadastro bancário e financiamentos), etc.
2 APLICAÇÕES FINANCEIRAS
As aplicações financeiras constituem-se num leque de investimentos com rentabilidade fixa ou variável, do tipo: Fundos de Investimento Financeiro (FIF), Certificados de Depósitos Bancários (CDB), Letras Hipotecárias, etc.
O valor dessas aplicações classifica-se, no balanço:
No ativo circulante:
a) entre as disponibilidades, no caso de aplicações em modalidades resgatáveis a qualquer momento, sem vinculação a determinado prazo, como é o caso dos Fundos de Investimentos Financeiros (FIF);
b) como investimentos temporários, se resgatáveis