livro "Comunicação Empresarial - A construção da identidade, imagem e reputação"
O livro descreve não só o que está acontecendo em uma era de comunicação avançada, mas o que as empresas podem fazer para ficar um passo à frente da concorrência. "O termo em si não é novo, mas é recente a noção de comunicação empresarial como uma área funcional da administração, tão importante quanto as finanças, o marketing e a produção. Nos últimos 25 anos, os gerentes seniores passaram a perceber a importância da comunicação integrada", diz Argenti.
Em Comunicação Empresarial, o autor descreve as principais mudanças ocorridas nos últimos 50 anos no ambiente empresarial e suas implicações para a comunicação empresarial. Explica como as empresas precisam aplicar uma abordagem estratégica às comunicações, analisa a evolução da sua função com o passar do tempo e propõe algumas maneiras diferentes de estruturá-la. O autor acredita que, em 20 anos, quando surgir uma outra área funcional, muito terá sido escrito sobre o tema.
A propaganda, as relações com a mídia, com os investidores e com o governo e a comunicação em tempo de crise, são abordados pelo autor. "O caso da Disney - ao tentar abrir um parque temático no estado norte-americano de Virgínia - é um exemplo de como lidar com os desafios do governo e das comunidades locais. Acredito que, criando um sistema de comunicação empresarial coordenado, as companhias terão condições de enfrentar os desafios do século XXI com estratégias e ferramentas que poucas têm à sua disposição", avalia.
Livro: Comunicação Empresarial - A construção da identidade, imagem e reputação
Autor: Paul Argenti
Editora: Campos/Elsevier
(Envolverde/Assessoria)