IAM
Interrupção súbita do fluxo sangüíneo coronariano, geralmente pela presença de um ateroma, causando uma isquemia do miocárdio com conseqüente morte celular (necrose).
Etiologia: placa de ateroma, arterite, endocardite, aneurisma, calcificação coronariana.
Fatores Predisponentes: Podem ser modificáveis, sedentarismo, obesidade, estress, dislipidemia. Não modificáveis: diabete, idade, sexo, hipertensão, carga genética.
O que é Infarto?
É um distúrbio circulatório decorrente do fenômeno isquêmico Agudo que se refere à instalação abrupta da condução miocárdica.
Como acontece?
O coração bombeia o sangue oxigenado pelos pulmões para todo o organismo através da maior artéria do nosso corpo, a aorta. Logo em seu início, a aorta emite seus ramos, as coronárias, responsáveis por devolver parte do sangue ao órgão, nutrindo-o, quando existe um desbalanço entre o requerimento de sangue e seu fornecimento, intala-se o quadro de Insuficiência coronariana. Em graus extremos, tal alteração leva ao infarto.
O desbalanço entre o requerimento e fornecimento de sg. (sangue) ao músculo ocorre de duas formas: por aumento no requerimento ou por deficiência no fornecimento sendo a segunda mais comum.
Como as coronárias diminuem seu fornecimento de sangue?
A redução de sangue ocorre basicamente por três mecanismos em interação:
1. Os Espasmos, reduções abruptas do diâmetro pela contração das paredes.
2. Trombose: o sg. Fica “grosso” formando tampões e impedindo o fluxo através das artérias.
3. Formação de Placas no interior das artérias que diminuem progressivamente o fluxo, também denominadas ateromas.
Como ocorre então?
Como o fluxo coronariano diminui ou até é interrompido o tecido entra em sofrimento. Nesta fase geralmente começam a surgir os sintomas, se a condição se prolongar, começa a ocorrer à morte das células do miocárdio e alterações na função global do órgão.
IAM X diabete
Diabete é uma doença do sistema endócrino na qual pela