Portf Lio Individual 2 Semestre
MARISE SZYMANSKI
trabalho com qualidade de vida
Luziânia/GO
2014
MARISE SZYMANSKI
trabalho com qualidade de vida
Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:
Psicologia Organizacional do trabalho e Gestão de Pessoas
Profª. Ana Céli Pavão
Profª. Monica Maria Silva
Comportamento, Clima e Cultura
Profª. Elisete Alice Zampronio de Oliveira
Metodologia Cientifica
Profª. Marilucia Ricieri
Luziania/GO
2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
3. ESTRESSE NO TRABALHO 6
4. TRABALHAR COM QUALIDADE DE VIDA 7
5. CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1. INTRODUÇÃO
A gestão das organizações normalmente relega a um segundo plano a necessidade de um ambiente saudável, classificando o mal-estar como um problema exclusivo do colaborador. Mas, as empresas mais esclarecidas já o corrigem, pois sabem que o desempenho do funcionário afeta diretamente os resultados corporativos e a competência dos colaboradores passa a ser reconhecida como o ativo principal da empresa.
De acordo com pesquisa divulgada na Revista Negócios ( Agosto 2014), o ambiente de trabalho se tornou fonte de infelicidade para presidentes e diretores de grandes empresas e, além deles, esse descontentamento é geral para outros níveis hierárquicos que sofrem diferentes tipos de pressão por resultados cada dia mais insaciáveis.
2. DESENVOLVIMENTO
Por um lado, o excesso de trabalho; por outro, a falta dele. Ambos têm a ver com a dignidade humana, relegada com frequência ao segundo plano. Albert Camus, filósofo francês, lembra que não existe dignidade no trabalho quando este não é aceito livremente. Pior ainda quando não é aceito de forma alguma.
Segundo o levantamento, realizado com mais de mil executivos de 350 empresas, a angústia da vida executiva é algo digno de reflexão. Dentre os principais