Mini Handebol
O MiniHand é o projeto social da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). O objetivo é oferecer oportunidade de formação esportiva para crianças de 6 a 12 anos, de forma que as crianças praticantes se divirtam e desenvolvam coordenação, motricidade, educação do movimento, comportamento específico de jogo e fundamentos do handebol, além de socializar e adquirir experiências em grupo.
O mini handebol é um jogo utilizado para a iniciação e aprendizagem dos elementos do handebol, mas por se tratar de crianças que ainda não conhecem a modalidade, adota-se o uso de regras e medidas alteradas, sendo assim, menos complexo do que o handebol propriamente dito.
As aulas de mini handebol não ficam restritas ao domínio apenas dos fundamentos de handebol, elas são planejadas para propiciar, de forma muito mais lúdica do que competitiva, a combinação de diferentes habilidades motoras e técnicas.
O mini handebol pode ser praticado em qualquer superfície que permita aos jogadores progredir com a bola, desde que não ofereça perigo para sua integridade física, podendo ser em quadra, campo, praia, etc.
AS REGRAS:
01 - O TERRENO DE JOGO
Uma quadra de 20m X 13m que pode ser marcada em qualquer lugar que ofereça possibilidades de progressão com a bola, bem como segurança para os jogadores. No terreno de jogo, conforme a figura, em suas dimensões em cada linha indicada, os jogadores podem mover-se por todo campo exceto dentro da área do goleiro. O objetivo do jogo é conseguir o maior número possível de gols, no gol (trave) adversário. A área de goleiro tem um raio de 5 m. O pênalti é marcado a 6 m da linha de gol.
02 - A TRAVE
A trave pode ser a mesma das categorias superiores, com uma diferença que o travessão superior esteja e uma altura mais baixa. Se a bola é arremessada por cima do travessão se assinala um tiro de meta. Sugerimos uma Trave com 2.40 cm de largura, por l.60 cm de altura.
03 - A BOLA
Deve ser a bola própria do MINI-HAND.