Angina e IAM
A angina (angina pectoris) é causada pelo estreitamento das artérias que conduzem sangue ao coração. A limitação da irrigação sanguínea provoca uma deficiência no suprimento de nutrientes e de oxigênio nesse órgão. A dor é sinal de que o coração está recebendo menos sangue do que precisa. Tipos: - Angina estável: Dor em queimação ou constrição; Dor induzida por esforço ou estresse emocional; Dor de duração inferior a 20 minutos; Dor que remite com o repouso ou o uso de nitratos; Equivalentes anginosos: cansaço, dispneia. - Angina instável e EAM:(Enfarte Agudo do Miocardico): Dor de duração superior a 20 min; Dor que não desaparece com o uso de nitratos; Dor de surgimento recente (< 4 semanas); Dor com padrão crescente (marcadamente mais intensa, prolongada ou frequente que anteriormente); Mudança das características da angina em paciente com angina estável. - Angina variante (Prinzmetal): Esse é um tipo raro de angina que geralmente ocorre quando a pessoa está repousando. A dor pode ser forte e geralmente ocorre entre a meia-noite e cedo de manhã. Angina variante é aliviada com medicamentos.
Sintomas
Dor intermitente ou grande desconforto e pressão no peito. Em geral, a dor torna-se mais intensa durante a atividade física e decresce durante o repouso. Alguns tipos de angina, entretanto, podem causar dor mesmo quando a pessoa está em repouso ou dormindo. É uma dor que pode irradiar-se pela mandíbula e pelos ombros ou braços (mais comumente pelo lado esquerdo do corpo).
A dor da angina pode ser agravada pelo estresse emocional, estômago cheio e exposição a baixas temperaturas.
Tratamento
Em geral, a angina é tratada com medicação específica. Existem situações, entretanto, que exigem procedimentos cirúrgicos como a implantação de pontes em artérias coronárias ou angioplastia, isto é, a introdução de um balão inflado nas artérias coronárias estreitadas por um ateroma a fim de expandi-las e desbloqueá-las.
Infarto Agudo do Miocárdio
Infarto agudo