Doenças coronarianas
São assim classificadas todas aquelas doenças que se relacionam ao coração. Dentre elas, as mais comuns e principais causas de morte no mundo são, a angina pectoris (angina do peito) e o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).
As cardiopatias são as principais causas de morte e incapacidade em todos os países industrializados.
A cardiopatia Isquêmica, também conhecida como coronariopatia é o nome dado a um conjunto de doenças do coração que estão intimamente relacionadas. Dependendo da velocidade de desenvolvimento e intensidade da isquemia (falta de oxigenação no tecido cardíaco), pode ocorrer a manifestação de quatro diferentes doenças, que são: * Angina Pectoris; * Infarto Agudo do Miocárdio; * Cardiopatia Isquêmica Crônica; * Morte Súbita Cardíaca.
O termo cardiopatia ou coronariopatia isquêmica, resulta quando o problema se relaciona com a morte de células do tecido cardíaca, por deficiência ou falta de oxigenação correta da região. Isto ocorre principalmente pela redução do diâmetro das artérias coronarianas (vasos sanguíneos que irrigam o músculo cardíaco). Essa obstrução, na maioria dos casos se dá devido a arteriosclerose (próximo tema).
ANGINA PECTORIS Caracterizada por dor ou desconforto torácico (no peito) causada por isquemia do miocárdio. Esta condição pode levar ao Infarto Agudo do Miocárdio ou a morte súbita cardíaca. Pode se apresentar em três diferentes padrões : * Angina estável ou típica, provocada por esforço, estresse emocional e taquicardia, é aliviada por repouso. * Angina de Prinzmetal ou variante. Este padrão pode ocorrer mesmo em repouso e é aliviado por vasodilatadores. * Angina instável, é a forma mais grave com a dor mais intensa e prolongada, também chamada de "angina pré-infarto".
INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO (IAM)
Responsável pela maioria das mortes dentro das cardiopatias isquêmicas, mata mais do que todas as formas de câncer que existem.
A incidência