Sindromes Coronarianas Primeiros socorros
Agudas
Allana dos Reis Corrêa
Miguir Terezinha V. Donoso
Doença Coronariana
1-
Arteriosclerose: diversas condições que fazem com que as paredes arteriais tornem-se mais grossas e percam a elasticidade.
2- Aterosclerose: forma de arteriosclerose na qual as camadas internas das paredes arteriais tornam-se grossas e irregulares, por causa de depósitos de uma substância gordurosa, estreitando o lúmem das artérias, diminuindo assim, a capacidade de dilatação das mesmas, quando se faz necessário aumentar a irrigação cardíaca. (Ex: durante o exercício físico).
Doença Coronariana
Doença Coronariana
trombo
DOENÇA CORONARIANA
3- Doença arterial coronariana (DAC): é a aterosclerose das artérias coronárias.
4- Síndromes coronarianas agudas: gama de quadros clínicos sintomáticos que representam a obstrução aguda das artérias coronárias (Angina instável, IAM). Podem provocar Morte Súbita.
5- Isquemia Miocárdica: oferta inadequada de oxigênio ao músculo.
O que é o colesterol?
É um álcool policíclico de cadeia longa (esteróide).
O colesterol tem um papel central em muitos processos bioquímicos. Colesterol LDL (Low Density Lipoproteins): formação de placas ateroscleróticas nos vasos sanguíneos. Lipoproteínas de baixa densidade.
Colesterol HDL (High Density Lipoproteins): são capazes de absorver os cristais de colesterol, que começam a ser depositados nas paredes arteriais/veias. Lipoproteínas de alta densidade. DOENÇA CORONARIANA
Fisiopatologia
FORMAÇÃO DA PLACA (LIPÍDIOS,
COLESTEROL)
RUPTURA DA PLACA
ATIVAÇÃO DO SISTEMA DE COAGULAÇÃO
DOENÇA CORONARIANA
TROMBO RICO EM PLAQUETAS
OCLUSÃO PARCIAL DA ARTÉRIA CORONÁRIA
ISQUEMIA MIOCÁRDICA (ANGINA OU IAM)
Angina
É o termo empregado para descrever o desconforto ou dor torácica que resulta da cardiopatia coronária.
Causado por fluxo sanguíneo e oferta de O 2 inadequados ao músculo cardíaco. Muitas vezes é desencadeado por qualquer fator que aumente a frequência cardíaca.
O