lipodistrofia
CURSO DE BIOMEDICINA
MALEDI FREITAS OLIVEIRA
UILMA RAMALHO DE SOUZA
MARCADORES BIOQUÍMICOS NO INFARTO AGUDO DO
MIOCÁRDIO
TEIXEIRA DE FREITAS
2013
MALEDI FREITAS OLIVEIRA
UILMA RAMALHO DE SOUZA
MARCADORES BIOQUÍMICOS NO INFARTO AGUDO DO
MIOCÁRDIO
Artigo científico apresentado ao curso de Biomedicina da Faculdade do Sul da Bahia - FASB como pré-requisito para a graduação em Biomedicina.
Orientadora: Profª. Dra. Tharcilla Macena.
Co-orientador: Prof. Antonio Carlos Ciambarella Nogueira.
TEIXEIRA DE FREITAS
2013
MARCADORES BIOQUÍMICOS NO INFARTO AGUDO DO
MIOCÁRDIO
_________________________________________________________________
Maledi Freitas Oliveira1 Uilma Ramalho de Souza
Resumo: Analisa na visão de autores vários, a importância dos marcadores bioquímicos no Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), bem como a ocorrência de doenças do miocárdio, levando em consideração os marcadores mais comuns e representativos no diagnóstico do IAM. Assim, devido à gravidade da doença e dos vários problemas que decorrem do não diagnóstico prévio da patologia, torna-se necessário um estudo aprofundado do assunto, especialmente sobre formas diagnósticas, além de uma ampla divulgação dos sintomas, visto que os leigos necessitam agir precocemente quanto à procura imediata de serviços especializados, para dessa forma, ter melhor suporte terapêutico, interferindo na melhora clínica quanto ao prognóstico.
Palavras-chave: Marcadores bioquímicos, infarto agudo do miocárdio, patologia.
Introdução
O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é popularmente denominado como infarto do coração, outras o designam como enfarte ou até mesmo, ataque cardíaco. O IAM é a degeneração de parte do músculo cardíaco (miocárdio), por causa da obstrução do fluxo sanguíneo