Hotelaria Hospitalar
O turismo é uma atividade que para ser realizada depende de toda uma estrutura que envolve diversos setores formadores do produto turístico. Este pode ser entendido como tudo aquilo que visa atender às necessidades e satisfação dos turistas e que compreende os atrativos turísticos, os equipamentos e serviços turísticos e a infraestrutura de apoio ao turismo.
Os atrativos turísticos são os elementos naturais e/ou culturais existentes em um destino e que despertam no turista o interesse de visitá-lo. Para que isto ocorra é imprescindível a presença de equipamentos e serviços turísticos, hotéis, restaurantes, agências de viagens, serviços de entretenimentos, que atendam ao turismo local. A existência de uma infraestrutura de apoio, serviços de água, saneamento, transportes, comunicação, hospitais, é também indispensável pelo fato de oferecer todo o suporte necessário à realização de qualquer atividade, inclusive a turística.
Como a realidade atual é marcada pela globalização, toda a gama de setores envolvidos no segmento turístico precisa oferecer produtos e serviços de qualidade, que atendam às necessidades e desejos dos clientes de maneira satisfatória a estes, para se mantiver num mercado ditado pela alta competitividade. Isso, porque a globalização facilitou o processo de comunicação e os clientes, mais informados, tornaram-se cada vez mais exigentes, difíceis de agradar e mais preocupados com a qualidade (BOERGER, 2005).
Dessa forma, cresceu a preocupação em oferecer produtos e serviços de qualidade por parte das empresas, principalmente as prestadoras de serviços. Nesta categoria de empresas, encontram-se os empreendimentos hoteleiros, prestadores de serviços de hospedagem. E para se adaptar às novas exigências do mercado, obter maior qualidade no produto final e garantir posição no mercado, os hotéis apresentam as seguintes iniciativas: padronização dos serviços, segmentação de mercado, melhorias em equipamentos e instalações, variedade na