Atividades Colaborativas
Aula-tema 01: Panorama mundial e nacional Ecossistemas
Atividade Colaborativa
Incêndios no norte de Portugal mobilizam 700 bombeiros e geram alerta
Cerca de 700 bombeiros estão combatendo nesta quarta-feira dez incêndios florestais de grandes dimensões no norte de Portugal enquanto as autoridades mantêm alerta máximo em 30 municípios do país.
Corbis-42-39033652 vista-aerea-de-mata-incendiada meioambientebrasil revistaecologicaO mais grave está consumindo desde ontem o Parque Natural de Alvão, no distrito de Vila-Real, e concentra cerca de 200 bombeiros, apoiados por 60 veículos e um helicóptero.
Cerca de 400 bombeiros trabalham em conjunto nos focos de Gondomar (Porto), Vila Flor (Bragança) e Amarante (Porto).
Nas últimas horas, foi identificado outro incêndio na mesma Serra de Caramulo (Viseu, centro-norte) onde uma das mais violentas queimadas do verão matou dois bombeiros e carbonizou durante cinco dias mais de 4 mil hectares.
Na região, o fogo mantém três frentes ativas e mobilizou cerca de 80 bombeiros, 15 veículos e seis aeronaves às 11h locais (8h de Brasília).
Segundo dados da Defesa Civil, em todo o país foram registrados ontem 366 incêndios florestais, que requererão mais de 6 mil bombeiros e o apoio de cerca de 1.700 veículos.
Portugal enfrenta em agosto o pior mês do verão, com a queima de mais de 40 mil hectares de massa florestal e a morte de quatro bombeiros.
Espanha e França enviaram veículos aéreos para auxiliar as forças nacionais em vários incêndios graves e o governo manifestou que a situação é "particularmente exigente", segundo o ministro de Ambiente e Administração Territorial, Jorge Moreira da Silva.
O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, assegurou nesta terça-feira que os veículos de combate da onda de incêndios são "adequados" e que não houve um "desinvestimento" neles, apesar dos cortes no gasto público pela crise.
O Corpo Nacional de Bombeiros