Tenis
Procedimentos Didático-Pedagógicos
Objetivo geral: O saque é o movimento mais considerável do jogo de tênis. Por meio dele, o jogador consegue dar início ao ataque ou, caso não tenha esse golpe bem desenvolvido, pode sofre uma resposta de saque opressora. Entretanto, muitos tenistas não dispensam tempo certo para compreendê-lo e aperfeiçoá-lo. Com isso, por meio do método global, passando pelas fases do controle, profundidade, angulação e potência, será proporcionado o aprendizado do movimento do saque.
Proposta de Aula
O arremesso da bola verticalmente (toss, em Inglês) é a uma das habilidades componentes do saque.
Atividade 1: Por meio de uma brincadeira de malabarismos, com bolas soft inicialmente, em duplas ou trios, os alunos participantes trocarão as bolas entre si. Uma variação possível é colocar duas ou mais bolas, como também trocar o tipo de bola, evoluindo até a oficial, dando assim menção a força disponibilizada para cada e noção espacial da mesma.
Tempo estimado: 5 minutos.
Atividade 2: Os participantes serão divididos em dois grupos, os quais serão dispostos em coluna sob as traves de basquete. Individualmente, tentarão jogar a bola, verticalmente, debaixo para cima, fazendo com que a mesma passe pelo aro do basquete, fazendo uma “cesta invertida”. Variações: Iniciarão com bolas soft, passando pelas bolas VERDES, chegando as bolas oficiais.
Tempo estimado: 5 minutos.
Atividade 3: Por meio de um pedaço de madeira, martelo e pregos, será oferecido aos participantes o aprendizado da empunhadura do saque. Será solicitado que peguem o martelo e tentem afundar o prego na madeira. Inicialmente pegando no meio do cabo, posteriormente no final do cabo, para perceberem a diferente exigência de força, assim como a empunhadura correta (continental) para a execução do saque.
Tempo estimado: 5 minutos.
Atividade 4: Visando os movimentos coordenativos dos membros superiores, far-se-á movimentos verticais com os