Tênis
• Linha dos ombros e cabeça
A cabeça, por abrigar no ouvido o órgão de equilíbrio, deve ser mantida erguida e firme. O tronco, que é a parte mais pesada do corpo humano, deve formar uma unidade com a cabeça, também sendo mantido ereto. Os pés, que formam os dois pontos de apoio do corpo, devem ser mantidos separados, pois quanto mais juntos eles estão, maior a possibilidade de o centro de gravidade estar fora da superfície formada pelos dois pés, e quanto mais separados, maior a superfície de apoio e menor a possibilidade de o centro de gravidade sair fora dela, fazendo o atleta perder o equilíbrio. Por outro lado, devemos manter o centro de gravidade próximo do solo, para aumentar o equilíbrio. Para isso, devemos manter os joelhos flexionados. Assim, ao mesmo tempo que se pré-estiram os músculos durante o movimento de preparação, o jogador deve efetuar uma flexão de joelhos.
• Trabalhar o equilíbrio dinâmico é fundamental em um jogo de tênis, pois como durante a partida a movimentação é constante, é necessário controlar este tipo de equilíbrio para que a técnica seja executada de forma correta.
• Trabalhar o centro de gravidade de acordo:
– As características do jogador
– As situações do jogo
Para se conseguir um golpe preciso, é necessário que o corpo do jogador esteja em equilíbrio e com o centro de gravidade em grande parte atrás da mão que sustenta a raquete. Dentro deste princípio, é necessário que o jogador, ao golpear a bola, esteja com o corpo estabilizado ou movendo-o em direção à bola no momento do impacto, e nunca jogando o corpo para trás ou para os lados.