Ténis
1. Técnica
O Ténis é uma modalidade de caris essencialmente técnico. Com isto, não queremos menosprezar qualquer dos outros vectores, importantíssimos também no desenvolvimento do jogo desde a sua origem, mas antes, realçar a importância da Técnica como processo de aquisição e aperfeiçoamento de novas armas, determinante para a formação dos objectivos estratégicos e tácticos do jogo.
Todos sabemos, que a condição do atleta tem vindo a evoluir com os conhecimentos que nos têm sido dados através da Teoria e da Metodologia do Treino, que a Táctica tem evoluído ao longo dos anos e é condicionada também pelo comportamento mental. Será esta concerteza a mais importante, aquela que faz a diferença do atleta muito bom para o atleta de eleição.
Convém a este respeito referir a importância do desenvolvimento de certas qualidades como a coragem , a frieza, a determinação e a concentração, interna ligadas à personalidade do próprio atleta. Daí a existência destes quatro vectores de condicionamento que deverão ser sempre trabalhados em conjunto, e que são o condicionamento físico, mental, técnico e táctico.
Mas para além destas reflexões, somos levados a dizer, que ao falarmos de Ténis, é preciso realçar duma vez por todas, a importância fundamental da "Técnica".
O jogador pensa, planeia e realiza a jogada utilizando todas as suas capacidades físicas, mentais e tácticas. Mas necessita para concretizar esses objectivos, de possuir um leque grande de "gestos técnicos", correctamente automatizados de forma a poderem apresentar-se com eficiência e naturalidade, economia e eficácia. É isto a Técnica.
Ao olharmos para este "leque" de possibilidades que constituem todo o manancial técnico, somos levados a efectuar um primeiro agrupamento das técnicas a que chamaremos as técnicas ou gestos técnicos fundamentais do ténis.
São seis técnicas que consideramos, dadas as características da sua forma de execução que evidenciam uma grade solidez com um longo contacto com a