humildade de espirito
No capítulo anterior temos visto que as bem-aventuranças representam o caráter que todo cristão deve apresentar na sua vida. Mesmo que tenhamos dificuldades em algum dos aspectos citados no sermão, é o caráter que todo cristão deve buscar desenvolver na sua vida, através da ajuda e do poder do Espírito Santo. Isto faz parte da santificação do crente.
No capítulo passado tratamos sobre essas características de modo geral. Assim sendo, a partir de agora, neste e nos seguintes capítulos abordaremos o assunto nos pontos específicos. Neste capítulo consideraremos a primeira das bem-aventuranças, que é a seguinte:
“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5.3) Aqui temos apresentada a primeira das características que, como crentes, devemos ter: “a humildade de espírito”.
No capítulo anterior também temos visto que há uma progressividade nas características apresentadas nas bem-aventuranças. Por conseguinte, há uma destacada relevância para esta primeira característica, pois ela é essencial para que também as outras possam estar presentes. Também vimos que todas elas são exclusivas, no sentido que se não atemos, nos exclui daqueles que receberão as promessas do Senhor.
Mas vocês já se perguntaram por que esta é a primeira das bem-aventuranças? Eu começaria afirmando que ela é a primeira por ser esta uma das qualidades mais difíceis de vermos na natureza humana.
O ser humano é, por natureza, arrogante, egocêntrico, soberbo, jactancioso, orgulhoso. Vemos já Adão, no inicio da criação, querendo ser igual a seu Criador. Ao longo da Bíblia sem prevemos o homem querendo se rebelar contra Deus e buscando sua própria glória e isso é assim até nos nossos dias.
Hoje, vemos os artistas, os esportistas, os políticos e até os líderes religiosos buscando todos a sua própria glória e lamentavelmente o povo segue o exemplo dos seus líderes. Mas nesta primeira bem-aventurança o Senhor Jesus