Espiritualidade
Tema: Gratidão e Humildade
Definições:
Gratidão vem do Latim “Gratitudo” substantivo feminino= reconhecimento do bem recebido / o ser grato
Humildade substantivo feminino = modéstia / submissão / inferioridade
Humildade vem do Latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza (fragilidade), modéstia, respeito, pobreza, reverência e submissão.
Diz-se que a humildade é uma virtude de quem é humilde, quem se vangloria da sua própria humildade mostra simplesmente que esta lhe falta.
É nessa posição humilde que talvez se situe a confissão de Albert Einstein quando reconhece que “por detrás da matéria há algo de inexplicável”.
Por humilde também se pode entender a personalidade que assume seus deveres, obrigações, erros e culpas sem resistência. Assim, se pode dizer que a pessoa ou indivíduo "assume humildemente".
Opinião do palestrante:
A gratidão nos faz tomar posse real daquilo que está a nossa disposição, apesar de temporariamente, visto que tudo nesta vida nos é emprestado e ninguém é de ninguém, que nada carregamos para a próxima viagem, exceto as nossas aquisições morais e intelectuais. Todos nós sabemos que se não valorizarmos e cuidarmos do que possuímos acabamos perdendo, seja um relacionamento, sejam bens materiais. Quem gosta cuida, quem valoriza agradeçe e reconhece o valor. Somente quando somos realmente gratos ao que temos, estaremos habilitados a possuir mais, e isto é muito lógico e natural...
Não creio que seja possível ser realmente grato sem ser humilde, pois se somos gratos a alguém é por que este alguém tinha algo que não possuíamos, seja material ou não e que nos cedeu por sua vontade e caridade. Se, somos gratos por algo material, físico ou intelectual que possuímos, isto, deve-se unicamente a permissão de Deus e ao trabalho dos seus