PalavrasMonteAthos

18813 palavras 76 páginas
Sociedade das Ciências Antigas

Palavras do Monte Athos
Jean-Yves Leloup
Prefácio
Jean-Yves Leloup foi ao Monte Athos muitas vezes. Ele não procurou visitar os museus, para descobrir velhos e belos ícones, para fotografar veneráveis manuscritos. Ele levava no coração a pergunta que pôs tantos homens e mulheres a caminho dos grandes mosteiros em toda a
Antigüidade Cristã. “Como serei salvo?” Que é preciso fazer para ser salvo?”
Entendamo-nos bem. não se trata da busca da salvação, ilustrada por uma busca espiritual barata e posta em música no famoso cântico: “Eu só tenho uma alma”. Aquele que interroga como ser salvo, retoma por sua vez a pergunta dos judeus, após a pregação de Pedro, no dia de Pentecostes.
Verdadeiramente Jesus é o Messias, o Senhor, o Salvador, o Ressuscitado, o Vivo. Como ir a Ele, como acolhê-lo, viver dele? Como fazer o nosso ser, espírito, alma e corpo, uma confissão alegre de seu domínio e dom do Espírito?

Seguir o Cristo
Os monges têm sido - e são homens que esta interrogação penetrou fundo, que consentiram se engajar nesta aventura e fazer dela o eixo de sua existência Muitas vezes se imagina como homens mobilizados, em prioridade, pela liturgia, o trabalho manual, a erudição ou separação do mundo.
Estas visões são muito curtas.
A vida do monge, a obra de Deus (Opus Dei) é de início, esta resposta a um apelo de Cristo percebido à luz do Espírito. “Se queres ser perfeito”, isto é: “se queres ser salvo, se queres ter a vida, a saúde, a cura, a luz, vem, segue-me”. Cassiano para narrar a aventura de Santo Antão, o Pai dos monges, não utilizará outros termos: Antão seguiu o Cristo”, do mesmo modo este apoftegma:
“Que é preciso fazer para ser salvo?” Um antigo respondeu: “Segue Jesus”.

A oração do coração
Seguir o Cristo é de início, abrir-lhe a porta do nosso coração: “Que é preciso fazer para ser salvo?”
Um ancião respondeu: “Tem um coração e serás salvo”. O coração para a grande tradição monástica, como para a Bíblia, é em primeiro lugar o

Relacionados