populações tradicionais; retratos do brasil
Vivemos em um país miscigenado, onde provavelmente você já ouviu falar de algum povo que ajudou na construção do povo brasileiro. O objetivo deste trabalho é procurar conhecer as principais populações tradicionais do Brasil, bem como vivem, onde vivem e que atividades econômicas e culturais procuram desenvolver para preservar os seus costumes e tradições.
CAIÇARAS
A comunidade caiçara, surgiu da miscigenação dos europeus, africanos e índios tupi.Eles podem ser encontrados desde a Baía de Guanabara até o litoral de Santa Catarina,ou seja, são comunidades que vivem nas regiões litorais.Os caiçairenses vivem basicamente da roça e da pesca,essas atividades são passadas de pais pra filhos. A economia caiçara era caracterizada por uma oposição tanto à economia indígena primitiva, quanto à economia industrial. Seu sistema de produção era organizado para responder, em primeira instância, às necessidades domésticas, mas ainda assim o caiçara prescindia de insumos externos, para os quais precisava gerar um excedente: ferramentas, habitação, vestuário, sal, pólvora, entre outros.A pesca era uma atividade essencialmente masculina, exceto no caso da pesca da tainha, que se constituía numa forma de pesca coletiva A praia era o centro da vida caiçara e ponto de articulação com o mundo exterior. O caiçara se distinguia pela praia a cujo grupo pertencia e a solidariedade entre seus membros era importante fator de equilíbrio, mesmo não sendo regulada por nenhuma organização ou instituição.
QUEBRADEIRAS DE COCO
A extração do babaçu é tradicionalmente realizada pela produção familiar, sendo a força de trabalho eminentemente feminina a responsável pela coleta do coco nas matas de babaçuais e a quebra para separar a amêndoa do restante do coco. As quebradeiras de coco de babaçu representam um movimento espontâneo na luta pelo livre acesso e preservação dos babaçuais. Às mulheres cabe