gestão
Alef Silva e Silva
Guilherme Teixeira
Jamille Mariana de Oliveira Marques
Maicol Wendrell
Priscila Frazato da Silva
Rayana Xavier de Souza
Matéria:
Gestão da Educação Básica
Professor:
David Bruniera
Curso:
Ciências Biológicas
Ano:
1º Ano
Data:
06 de Maio de 2013.
Fundamentos teóricos
O que é currículo?
O currículo, nada mais é do que informações sobre a formação, e a experiência do individuo. Porem foge alguns aspectos como a seleção do conhecimento, sobre a maneira como esse conhecimento se organiza e se relaciona na estrutura curricular e o modo como as pessoas poderão compreender o mundo e atuar nele.
[...] o currículo como conjunto de conhecimentos ou matérias a serem superadas pelo aluno dentro de um ciclo – nível educativo ou modalidade de ensino é a acepção mais clássica e desenvolvida; o currículo como programa de atividades planejadas, devidamente sequencializadas, ordenadas metodologicamente tal como se mostram num manual ou num guia do professor; o currículo, também foi entendido, às vezes, como resultados pretendidos de aprendizagem; o currículo como concretização do plano reprodutor para a escola de determinada sociedade, contendo conhecimentos, valores e atitudes; o currículo como experiência recriada nos alunos por meio da qual podem desenvolver-se; o currículo como tarefa e habilidade a serem dominadas como é o caso da formação profissional; o currículo como programa que proporciona conteúdos e valores para que os alunos melhorem a sociedade em relação à reconstrução social da mesma (SACRISTAN, 2000, p. 14).
Essas são as impressões mais comuns que temos sobre o currículo. Mas isso despreza seu caráter político, sua condição de elemento que pressupõe um projeto de futuro para a sociedade que o produz. É necessária uma análise mais ampla e crítica, baseada na ideia de que, nesse documento, está impresso o resultado de embates políticos que produzem um projeto pedagógico vinculado a um projeto