Hotelaria Hospitalar
Pelotas
2010
Hotelaria Hospitalar
PROJETO MULTIDISCIPLINAR I I
JANIEIRE MOTA
MICHELI MASCHKE
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Projeto Multidisciplinar II auto-aprendizado do curso de Gestão Hospitalar, da Faculdade Anhanguera Educacional – Atlântico Sul, ministrado pela Profª. Orientadora Isabel Cristina Rosa Barros Rasia.
Pelotas
2010
“Marketing é a atividade humana dirigida a satisfazer as necessidades e desejos através de um processo de troca”
Marcos Cobra
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO 4 2 – JUSTIFICATIVA 6 3 – Objetivos 7
4 – REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS 8
5 - METODOLOGIA 12
6 - CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
7 - RERêNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
RESUMO
A Hotelaria Hospitalar constitui um conjunto de ações, processos e procedimentos que visam tornar o hospital em um ambiente mais humano, diminuindo a sensação de "estranhamento" do paciente e seus familiares diante do ambiente de internação e privilegiando seu bem estar e segurança. A humanização dos serviços prestados é o ponto chave dos atuais padrões de atendimento hospitalar que juntamente com a diversidade dos serviços faz acelerar o processo de recuperação do paciente.
O reconhecimento do doente como ser humano na sua integridade e a busca por atender a todas as suas necessidades, faz com que as instituições necessitem cada vez mais de pessoas treinadas e capacitadas para atender da melhor forma possível seus clientes.
Palavras chave - hotelaria, humanização, serviços.
1- INTRODUÇÃO
A hotelaria hospitalar surge no Brasil à aproximadamente à 10 anos. Antes desde que o médico fosse competente e o hospital aparentemente limpo, nada mais importava para o paciente (O que recebe ou sofre a ação de um agente.), que entrava apenas para fazer o seu tratamento e obedecer às ordens dos médicos e enfermeiros. Esse tempo