Hotelaria hospitalar
Curso
Tecnologia da Gestão Hospitalar
Disciplina
Humanização e Atendimento Hospitalar
Profª Nilze
Grupo / RA
Daniele M. Mesquita / 1015826134
Elaine C. O. B. de Gouveia / 1098152960
Juliana A. Bortolo / 1034990693
Kelly C. Assunção / 1029879301
Roseane G. de Santana / 1018846963
Alzenir A. da Silva /
O QUE É HUMANIZAÇÃO
É a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde e enfatiza a autonomia e o protagonismo destes sujeitos.
Humanizar o atendimento não é apenas chamar o paciente pelo nome, nem ter um sorriso nos lábios constantemente mas, além disso, também compreender seus medos, angústias, incertezas dando-lhe apoio e atenção permanente.
Humanizar também é, ir além do atendimento fraterno e humano.
A Humanização do atendimento, seja em saúde ou não, deve valorizar o respeito afetivo ao outro, deve prestigiar a melhoria da relação entre pessoas em geral.
DE ONDE VEIO, DE ONDE SURGIU A IDÉIA
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988.
Está embasado na Lei Art.196 – "A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação."
Define-se como um conjunto de ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas Federais, Estaduais e Municipais que tem a finalidade de alterar a situação de desigualdade na assistência à saúde.
Antes da sua criação, a assistência médica estava a cargo do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), ficando restrita aos empregados que contribuíssem com a previdência social; os demais eram atendidos apenas em serviços filantrópicos. Com a implantação do SUS, foi defendido o conceito de que toda a população brasileira tivesse acesso ao atendimento público de saúde.
Em 19 de Setembro de