Homem e natureza
Desde o surgimento da espécie humana a relação entre o homem e a natureza é destrutiva. Ao longo do tempo o homem foi evoluindo e ganhando habilidades das quais a maior parte destas, ele usa para agredir seu próprio hábitat. No inicio ele tinha um grande respeito pelo meio ambiente, pois dependia dele para sobreviver, conforme evoluía, dói perdendo esse respeito e começou a destruí-la. Na atualidade esse tema esta de novo em questão e a preservação começa a ser uma ação importante, mais o sistema capitalista e consumista ainda impede das pessoas fazerem mudanças significativas para salvar a natureza.
Palavras chaves: natureza, homem, destruição, poluição, violência.
2 A VIOLÊNCIA E A QUESTÃO ECOLÓGICA
2.1 Relação homem e natureza
Ao longo da história a relação entre o homem e o seu meio foi item de fundamental importância na chamada luta pela sobrevivência. No começo as relações do homem com a natureza eram cheias de mitos, rituais e magia, pois se tratava de relações com o divino, ele fundou muitas crenças religiosas, principalmente durante a antiguidade, porque dependia da natureza e foi por causa dessa dependência acabou adotando diversos elementos da natureza como deuses ou representantes de alguma divindade.
Na Grécia, por exemplo, para cada fenômeno natural havia um deus que organizava da vida no planeta: o deus do sol, do mar, da Terra, dos ventos etc. O medo da ira desses deuses era o regulava o comportamento das pessoas, impedindo uma ação desastrosa, ou, uma destruição natural sem justificativa. “Para cortar uma árvore, por exemplo, havia a necessidade de uma justificativa que assegurasse, no mínimo, a sobrevivência – como a construção de uma casa ou de um barco. Rituais eram utilizados para “se desculpar” pelo ato tão cruel que estava sendo cometido. Natureza e homem era a mesma coisa” (GONÇALVES, Júlio César, 2008, p.172).
Com o passar do tempo o homem foi evoluindo e a ideias da existência de deuses da natureza foi se