Estudo de caso
NOME: Fábio Martins
APELIDO: Fabinho
IDADE: 13 anos
NATURALIDADE: Januária
Fábio Martins nasceu no dia 05 de fevereiro de 1999. Filho de Lurdes Martins, 45 anos que trabalha como empregada doméstica. Além de Fábio, D. Lurdes tem mais três filhos, sendo o mais velho, de 14 anos, e dois mais novos, com idades de 10 e 8 anos.
A família reside na Rua XXXXX, bairro São João. Segundo D. Lurdes os filhos são do mesmo pai. O parto de cada um foi normal, porém, desde os nove anos de idade, uma anomalia foi adquirida mudou a vida de mãe e do filho Fábio: a deficiência visual.
Desde então, tudo se modifica, D.Lurdes sofre com a situação de Fábio que depois de cego, perde o estímulo para tudo.
D. Lurdes conta que o período de gestação foi tranquilo, quer dizer, teve muitos conflitos entre ela e o marido, dificuldades financeiras que preocupavam apenas a mãe em como sustentar os seus filhos. Para ela, tudo isso era normal, pois ela não podia evitar. Disse que o marido não queria saber de nada, não se importava nem com ela nem com os meninos. Bebe muito até hoje. Mora com ela, mas, ainda com tantas brigas, vive mais nos bares do que na própria casa. É um pai ausente, e, se não bastasse, sempre agrediu a todos, inclusive ela, que apanhou bastante grávida de Fábio.
Como já disse, o período gestacional não foi nada calmo ou tranquilo. Para D. Lurdes, forma meses de solidão, desavenças, brigas, sofrimentos, além do uso esporadicamente do álcool. Se não bastasse, adquiriu a hipertensão, tornando com que a gravidez se tornasse ainda mais crítica.
Mesmo com todas estas dificuldades, nasce o menino Fábio Martins, pesando 2,800g, 42 cm, enfim, uma criança perfeitamente fora de riscos e normal em relação à saúde. No decorrer dos anos, os problemas continuam, mas, para D. Lurdes, a vida tem que seguir. O menino foi crescendo e é chegada a hora de coloca-lo na escola. Tudo acontece de forma tranquila, sem qualquer suspeita de doenças ou anormalidades. Fábio