Hpe - david ricardo
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de Economia
Disciplina: História do Pensamento Econômico I
Profª: Nanci A. M. Garcia
A escola Clássica – David Ricardo
(Capítulo 7)
Turma: 2
Acadêmicos:Alexandre Vilela de Melo
Carlos Eduardo Anraku
Julio César Andreo
Maringá-PR
2013
Escola Clássica-David Ricardo
Adam Smith foi o fundador da escola clássica e lhe deu sua forma dominante, entretanto quem promoveu o maior desenvolvimento das ideias da escola foi David Ricardo (1772-1823). Este mostrou que era possível usar o método abstrato de raciocínio para formular teorias econômicas e ampliou o campo de investigação da economia para a distribuição de renda. Suas ideias foram disseminadas por um grupo de estudiosos que aperfeiçoaram e estenderam essas, direcionando-as para as ideias neoclássicas.
Detalhes Biográficos
Ricardo nasceu na Inglaterra, foi o terceiro de dezessete filhos de judeus. Ingressou nos negócios de corretagem de ações do pai aos quatorze anos. Em poucos anos acumulou mais riqueza que seu pai e aposentou-se aos quarenta e três anos. Faleceu aos cinquenta e três anos por conta de uma infecção de ouvido, deixando uma grande fortuna.
Ele tinha um método para ganhar dinheiro na bolsa de valores. Observando o comportamento das pessoas, concluiu que essas exageravam a importância de determinadas ocorrências. Se por algum motivo as ações subiriam, Ricardo as comprava por saber que aconteceriam avanços irracionais. Caso os preços estivessem caindo, ele as vendia, pois o alarme e o pânico casariam uma queda maior que aquela justificada pelas circunstâncias.
Satisfazia-se com pequenos lucros, logo, não mantinha mercadorias ou títulos por muito tempo. Sempre comprava ações de empresas novas, pois acreditava que durante o lançamento seus preços subiriam acima do real, mas logo as vendia. Era um sábio especulador, assim, influenciava nas