Os gladiadores
Os gladiadores eram lutadores que participavam de torneios de luta na Roma Antiga. De origem escrava, estes homens eram treinados para estes combates, que serviam de entretenimento para os habitantes de Roma e das províncias.
- A luta entre gladiadores fazia parte da política do “pão-e-circo” instituída no Império Romano, cujo objetivo principal era amenizar a revolta dos romanos com os problemas sociais.
- Uma das maiores revoltas populares ocorridas na Roma Antiga foi liderada por um gladiador e ex-excravo chamado Espártaco. De acordo com relatos da época, a revolta, também conhecida como "Terceira Guerra Servil" (73 a 71 a.C), contou com a participação de mais de cem mil ex-escravos.
Gladiadores romanos
Glória e vergonha nunca andaram tão juntas quanto na época dos gladiadores em Roma. A maioria desses lutadores era de escravos que haviam sido aprisionados nas campanhas romanas, ou criminosos e endividados que terminavam como escravos e eram enviados para as academias de gladiadores – justamente por serem fortes ou habilidosos. Pertenciam, assim, à classe dos infamis, ou seja, pessoas em desgraça. Embora a vida deles não fosse fácil, já que eram submetidos a constantes treinamentos, eles não podiam reclamar. “Geralmente não eram acorrentados nem açoitados e não lutavam mais do que três vezes por ano. Melhor do que ser um escravo comum”, diz a historiadora Barbara McManus, do College of New Rochel-le, nos Estados Unidos. A glória ficava por conta da