O homem e a natureza
a. O homem faz parte da natureza; ele produz a si mesmo, ele ‘’se molda’’.
b. Agindo com o auxílio de suas capacidades de reflexão e de decisão, os homens moldam a natureza conforme seus planos, criando assim seu mundo e seu modo de ser no mundo, em um processo ininterrupto.
2- Porque se pode dizer que os humanos se apropriam da natureza (à sua volta e em si mesmo). Afastando-se da naturalidade, sem nunca destacar-se dela por completo?
a. Se afasta da naturalidade criando demandas. (O homem cria demandas). O desejo está dentro da demanda.
3- O que significa dizer que os homens produzem cooperativamente (ainda que não harmoniosamente) sua própria realidade, material e imaterialmente?
A atividade humana é realizada
4- Porque se pode dizer que o desenvolvimento dos indivíduos humanos (de sua personalidade, de seu caráter, etc.) é condicionado por sua complexa e multidimensional interação social, embora não se possa dizer que ele seja absolutamente determinado por ela, podendo aqueles indivíduos agredir mesmo os mais rígidos, constrangedores e hegemônicos padrões
5- Qual é o papel desempenhado pelo conhecimento nesse processo de autoprodução sócio histórica do humano?
6- Que tipo ou, que tipos de conhecimento devem estimular nos indivíduos para que não se deixem reduzir a peças uteis para a reprodução de ordem vigente, tornando-se agentes responsáveis, impulsionadores de mudanças?
Desde pequenos, no ensino médio, aprendemos que o ser humano faz parte da natureza, pois é um animal mamífero. Mas talvez, por sermos racionais, usamos a natureza de forma diferente, atendendo aos nossos interesses. E é exatamente isso que a matéria ''Filosofia II'' tem nos mostrado.
-O homem produz a si mesmo, mas com a ajuda da natureza, que é moldada de acordo com seus planos.
3 -O homem usa recursos da natureza para satisfação de