A Natureza Do Homem
Gn 2:7 “Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.”.
Segundo esse texto, Deus criou o corpo do homem do pó da terra e depois lhe soprou nas narinas o fôlego de vida. Da composição dessas duas substâncias (corpo e fôlego de vida), o homem passou a ser alma vivente. Podemos entender que sem essas duas substâncias a alma não pode existir. Sendo assim, a alma não é independente do corpo e do fôlego de vida?
O que é corpo? O que é alma? O que é espírito? E o que é fôlego de vida?
1Ts 5:23 “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”.
Hb 4:12 “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”
Mas segundo esses dois textos, o homem se compõe de três substâncias separáveis e distintas uma da outra – espírito, alma e corpo. A alma e o espírito estão tão ligados entre si que nada é capaz de separá-los, a não ser a palavra de Deus.
A bíblia é a palavra de Deus e, portanto, não pode se contradizer. Como entender então esta doutrina da natureza do homem? O homem é constituído de três partes ou de duas partes apenas?
Espírito e alma representam os dois lados da natureza espiritual (não física) do homem. E por estarem tão interligadas, as palavras “espírito” e “alma” muitas vezes se confundem. De forma que em um texto a natureza espiritual do homem é descrita como alma, e em outro apenas como espírito.
Ec 12:7 “e o pó volte a terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.”.
Ap 6:9-11 “Quando ele abriu o quinto selo, vi debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam. Clamaram em grande