História de vinhedo
Século XVI – Entradas e Bandeiras - Os Bandeirantes foram os homens valentes que, no princípio da colonização do Brasil, foram usados pelos portugueses com o objetivo de lutar com indígenas rebeldes e recuperar escravos fugitivos. Estes homens, que saiam de São Paulo e São Vicente, dirigiam-se para o interior do Brasil caminhando através de florestas e também seguindo caminho por rios, sendo o Rio Tietê um dos principais meios de acesso para o interior de São Paulo. Estas explorações territoriais eram chamadas de Entradas ou Bandeiras. Enquanto as Entradas eram expedições oficiais organizadas pelo governo, as Bandeiras eram financiadas por particulares (senhores de engenho, donos de minas, comerciantes).
Estas expedições tinham como objetivo predominante capturar índios que seriam usados como mão de obra escrava, procurar por pedras e metais preciosos. Contudo, estes homens ficaram historicamente conhecidos como os responsáveis pela conquista de grande parte do território brasileiro. Alguns chegaram até fora do nosso território , em locais como a Bolívia e o Uruguai.
Do século XVII em diante, o interesse dos portugueses passou a ser a procura por ouro e pedras preciosas. Então os bandeirantes Fernão Dias Pais e seu genro Manuel Borba Gato se concentraram nestas buscas desbravando Minas Gerais. As passagens naturais do solo paulista levaram os desbravadores a percorrer o território brasileiro em todas as direções.
Em 1615 registram-se as primeiras incursões dos Bandeirantes ao território de Vinhedo.
Ciclo de ouro – Quando os bandeirantes encontravam jazidas de ouro , não divulgavam o fato às autoridades. Foi isso o que fez Antonio Rodrigues Arzão, que partiu de Taubaté na bandeira de 1693. De volta ao povoado, ele não contou nada às autoridades sobre a descoberta das jazidas de ouro, pois pretendia voltar com uma nova expedição.Após sua morte , antes que pudesse voltar à região do ouro, esse segredo