A historia de Vinhedo
A charmosa Vinhedo completa completa 65 anos dia 2 de Abril. Região Metropolitana de Campinas. Palavra do UNICEF e do IBGE, levando-se Jovem, arrojado e que, a cada dia que passa, destaca-se pelo potencial turístico, o município tornou-se um ponto de referência entre o seleto grupo de cidades brasileiras, que oferecem uma qualidade de vida acima dos padrões nacionais para seus moradores. Tanto é que a cidade começa o ano comemorando o marco de 15º município com melhor qualidade de vida do país, 4º em todo o Estado e primeiro na em conta o Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios (IDH-M).
Vinhedo surgiu na época do ciclo do ouro, por volta de 1615 e 1620, quando aventureiros e bandeirantes se aprofundavam pela selva inóspita em busca de riquezas. Surgiram assim "vilas" dentre as quais de Sant'Anna de Mogi das Três Cruzes, Itu, Jundiahy e outras. Eram as "Bocas do Sertão", abertas à orla da selva, caminho para o interior das terras. Eram os postos avançados do Brasil civilizado de então. Jundiaí fazia parte, portanto dos postos extremos do avanço do povoado irradiado de São Paulo. Era rota obrigatória das Bandeiras que demandavam o Interior Paulista e teve como Fundador Rafael de Oliveira, no ano de 1615, que ali aportou, fincando as primeiras estacas naquele local que seria mais tarde uma grande cidade, sede de uma vasta e desenvolvida região.
Jundiaí, por sua vez, como ocorria com os demais núcleos que constituíam as "sete vilas", na boca do sertão, implantadas no meio da selva, possuía seus pequenos "postos avançados", pois os que buscavam seu pedacinho de chão na vila que florescia, procuravam, muitas vezes, avançar um pouco mais, onde as terras mais prometessem e onde a água fosse abundante. Surgiram algumas estradas que cortavam a região em direção a São Paulo e Santos servindo, principalmente, aos marchantes que por ali transportavam produtos obtidos no sertão ou conduzindo boiadas.
Uma dessas pouquíssimas estradas ficou