Historia da vida privada
Um outro acontecimento é algo que ocorre ate nos dias de hoje. Os condenados a morte escreviam cartas para seus parentes e eram raros os que não escreviam.
A família popular não poderia viver separada. Para sobreviver eles precisavam de seus laços, vivendo ate mesmo varias gerações de uma mesma família juntas.
A partir de 1760 o trabalho dos comissários se tornou muito intenso em todos os setores como no abastecimento e na criminalidade, por exemplo, que a resolução dos litígios familiares torna-se uma carga cada vez mais pesada e cada vez menos aceita.Começaram a questionar se essas desavenças conjugais ou filiais realmente eram de sua competência.
Paralelamente, uma tendência liberal combate as ordens reais. Começou uma discussão sobre a necessidade das leis e o atentado contra a liberdade, reivindicando a restituição de poder aos juízes.
A lettre de cachet é atingida por vários protestos, sendo acusada de representar o poder real.Contesta-se a justiça privada do rei, exige-se que se revista cada vez mais de um caráter público e que a vida das famílias não se confunda com a do Estado.