Serigrafia
página
1
a tecnologia serigráfica
Questões para reflexão:
2- A carência de pessoal operador treinado é bastante sentida na indústria usuária de impressão serigráfica, no Brasil. Além disso, o atraso tecnológico da serigrafia
Brasileira em relação a vários outros países é patente. Hoje vemos chegar ao
Brasil as primeiras impressoras serigráficas (importadas) com funções de controle da impressão controladas por computador. Como denominar o operador destas máquinas? Que tipo de treinamento deve receber o operador de uma máquina destas? 3- Ao pretendermos que uma pessoa adiquira conhecimentos em serigrafia de uma forma superior à simples operação de linha, que matérias são relativas?
Quais são os pré-requisitos a nível do conhecimento de ciências gerais?
fone (0**11) 539-8066 mail abraci@sti.com.br
1- Em todos os tipos de artes gráficas são utilizados esquipamentos mais, ou menos sofisticados. No ramo serigráfico nos deparamos com um processo gráfico bastante despojado de equipamentos. Entretanto, mesmo em condições de impressão feita manualmente, vemos resultados de impressão plenamente comerciáveis quanto a qualidade e produtividade, o que não ocorre de forma recíproca nos outros tipos de Impressão. Porque?
4- A serigrafia manual pode produzir resultados comerciáveis, é capaz de gerar qualidade suficiente. Como determinar o momento, na “vida” de uma empresa, de adiquirir equipamento serigráfico mais sofisticado? Que parâmetros caracterizam esta necessidade?
(o processo)
A Serigrafia é uma técnica de impressão única.
Em todos os demais processos de impressão com tinta são necessárias grandes pressões para acomodar as superfícies da matriz e do substrato, aliadas, é claro, à precisão de posicionamento.
Na Serigrafia, a matriz flexível e o fato da tinta atravessá-la, fazem com que toda a pressão necessária seja para aplicação sobre a própria tinta.
Falando em termos de mecânica, isto