historia analise do passado e projeto do futuro
Tudo é historia
No texto Teoria da História de Pedro Paulo A. Funari e Glaydson José da Silva, no primeiro capitulo As origens antigas ou pré-modernas os autores falam sobre a teoria e a história dando uma sucinta explicação sobre ambas.
A teoria é, portanto, um ponto de vista, uma visão e esse termo já é em si muito revelador, pois só enxergamos uma parte que pode ser visto, só aquilo que nos permite nosso ângulo de visão e de iluminação externa. (FUNARI, SILVA, p.14)
[...] história é um termo grego que significa pesquisa, uma observação _ de novo, uma noção ligada a algo investigado pela vista. Na origem a palavra não se restringia ao estudo do passado, era usado para qualquer pesquisa empírica sobre os movimentos dos astros no céu e esse sentido da palavra se mantém, em nossa língua na expressão história natural. (FUNARI, SILVA, p.14)
Logo adiante no texto é comentado sobre Heródoto, sendo ele o primeiro a adotar a palavra história, e através da palavra de Heródoto, o autor relata a tarefa do historiador e uma das experiências de Heródoto.
Em primeiro lugar, trata-se de um relato, um estória, uma exposição primeiro oral e só depois escrita. Heródoto atravessou o mundo, a recolher e ver, com os próprios olhos e a ouvir com as próprias orelha, relatando essas experiências em praça publica. Havia desde o inicio, uma função publica e literária dessas leituras, que deviam tanto entreter o publico como falar ao sentido das pessoas. (FUNARI, SILVA, p.17)
Na pagina dezoito do texto os autores comentam sobre o testemunho, que vinha a ser o sentido da palavra Historia para Heródoto cabe ao testemunho preservar pela lembrança as ações humana, pela memoria, para que não sejam esquecida. Funari e Silva trazem em seu texto algo breve sobre Tucídides, mostrando que Tucídides e Heródoto eram divergentes.
Não falava em praça e não queria sabe da opinião das pessoas, menos ainda do aplauso ilusório, pois vindo da