Reflexões sobre o patrimônio de joão pessoa, a partir do projeto o futuro visita o passado.
(...) consiste na preparação e realização de uma aula educativa cultural que busca valorizar a identidade e a memória da cidade de João Pessoa. Afinal, estamos preparando os futuros cidadãos que, se desde cedo compreenderem seu passado, a partir do conhecimento histórico acumulado até o presente, terão maiores possibilidades de colocar em prática o princípio da preservação do patrimônio cultural legado por mais de quatro séculos de história. Se o objetivo for alcançado, poderemos estar despertando potenciais futuros guardiões da memória social do passado. (Ariane Norma de Menezes Sá, Secretária de Educação e Cultura da PMJP, no livro de Orientações Pedagógicas ao Monitor, maio 2010)
Na primeira edição o projeto contava com 30 (trinta) estudantes da UFPB dos cursos de graduação em História, Geografia e Turismo, divididos em dois turnos. Esses grupos formavam subgrupos para trabalhar nos quatro ônibus disponíveis em cada turno: três subgrupos de quatro monitores e um de três. Os monitores estavam sob co-ordenação de Emanuel Conserva de Arruda (SEDEC).
As atividades eram desenvolvidas em uma escola a cada dia e, dependendo do número de alunos das referidas séries, até duas. O agendamento das escolas era feito pela SEDEC, encarregada da explicação dos objetivos do projeto e das atividades que seriam desenvolvidas, junto a direção da escola. No entanto, essa comunicação nem sempre era eficaz, o que ocasionava transtornos na preparação das atividades, chegando a