História e Turismo unidos pela Educação Patrimonial: análise do projeto “O futuro visita o passado”
Uma cultura dinâmica oferece especificidades nos espaços e contextos sociais diversos, ou seja, dentro deste país somos todos brasileiros, pertencemos a um sistema de condutas, valores, costumes e práticas comuns, mas nos diferenciamos regionalmente, a cultura paraibana não é a mesma que a gaúcha. Essa diversidade cultural é percebida no que é destacado como patrimônio em cada localidade. A dimensão do conceito de patrimônio e sua preservação e conservação vem crescendo com cidadãos mais conscientes de suas responsabilidades e direitos, e para formar mais cidadãos com estas características é necessária uma “Educação Patrimonial” com questões relativas ao “Patrimônio Cultural”, atividade ainda pouco exercida no Brasil. Neste artigo os autores debatem a relação turismo x patrimônio cultural e a ligação entre História e Educação Patrimonial e para a sua elaboração, utilizaram as próprias experiências enquanto estagiários em um projeto de educação patrimonial com a finalidade de colocar em prática um plano estratégico envolvendo alunos, professores e a comunidade.
A proposta da Educação Patrimonial não é impor uma memória, estipulada geralmente por uma minoria, elitista, mas sim que a própria sociedade construa sua idéia de patrimônio e perceba sua importância. E a História se insere como mediadora entre a memória e identidade, promovendo divulgação, entendimento e preservação de nossos patrimônios culturais.
Através de projetos espalhados pelo Brasil, a Educação Patrimonial tem se mostrado cada vez mais importante. O artigo cita como exemplo o projeto “O futuro visita o passado” do qual os autores participaram, realizado pela Prefeitura de João Pessoa, com aulas ministradas por