Higieniza o de legumes
Esta é uma etapa importante para reduzir a contaminação dos alimentos que serão consumidos crus. Deve envolver também as etapas da limpeza e higienização.
A limpeza é importante para retirar as sujidades que podemos ver. Primeiramente, retira-se as partes estragadas das hortaliças e/ ou frutas. Logo após os vegetais devem ser lavados em água corrente, sempre um a um e de forma cuidadosa para retirar toda a terra e possíveis bichinhos presentes.
Após a limpeza em água acorrente, é realizada a sanitização dos vegetais. Esta etapa é importante para retirar a sujeira que não é possível enxergar, ou seja, os microorganismos. Os vegetais devem ser colocar de molho por 10 minutos em água clorada, utilizando produto adequado para este fim (ler o rótulo da embalagem).
Geralmente utiliza-se a diluição de 200 ppm (1 colher de sopa para 1 litro). Logo após, os alimentos sanitizados devem ser enxaguados em água corrente e colocados em um utensílio limpo e coberto, caso não sejam consumidos imediatamente.
Para evitar a recontaminação, deve-se fazer o corte dos alimentos para a montagem dos pratos com as mãos e utensílios bem lavados e mantê-los sob refrigeração até a hora de servir.
Algumas práticas podem ser adotadas durante o preparo dos vegetais para minimizar a perda de nutrientes:
a) Preferir cozinhar os alimentos no vapor. Esta forma de preparo reduz a perda de nutrientes.
b) Não utilize ou compre frutas e hortaliças muito moles, amassadas ou com mau cheiro.
c) Reutilize a água em que os vegetais são cozidos em outras preparações. Muitas vitaminas hidrossolúveis e alguns minerais presentes nos alimentos ficam retidos na água do cozimento. Reaproveite-a em sopas ou no preparo de massas e arroz ou no preparo de sucos naturais em que é necessário adicionar um pouco de água. Por isso, é importante também manter a panela quando cozinhar verduras e legumes.
d) Consuma as frutas com casca, a fim de aproveitar as fibras e