Rochas
As rochas podem ser classificadas em três tipos, de acordo com a sua formação e de como foram originadas, são eles:
Rochas Magmáticas ou Igneas,
Rochas Sedimentares e
Rochas Metamórficas.
Rochas Magmáticas ou Igneas
São o resultado do magma resfriado, expelido para atmosfera por vulcões. O magma é um material pastoso que originou as primeiras rochas em solo terrestre. Essas se dividem em dois tipos:
Magmáticas Intrusivas
Granito, Gabro e Sienito | Imagem: Reprodução
Ainda conhecida como vulcânicas, as rochas intrusivas são formadas pelo magma solidificado nas profundezas e podem ser encontradas no Brasil, por exemplo, na Serra da Mantiqueira, que é formada por granito, um exemplo de rocha intrusiva. Como também na Serra do Mar e em alguns pontos do Planalto Residual Norte-Amazônico. Gabro e Sienito são outros exemplos desse tipo de rocha.
Magmáticas Extrusivas
Basalto, Riolito e Andesito |
Já as rochas extrusivas, também chamadas de plutônicas, são formadas pelo magma solidificado na superfície. O magma é expelido para a crosta ou próximo a ela e então resfriado rapidamente, o que pode dar a essas rochas um aspecto vítreo. São exemplos de rochas extrusivas o Basalto, Andesito e Riolito.
Rochas Sedimentares
São formadas por resíduos de outras rochas já existentes e materiais orgânicos que carregados pela água ou vento se acumulam e dão origem às rochas sedimentares. Esse tipo de rocha compõe cerca de 80% da superfície dos continentes terrestres. Elas são divididas em três tipos:
Sedimentares Orgânicas