rochas
1.INTRODUÇÃO 2
2.DESENVOLVIMENTO 2
2.1 ROCHAS 2
2.1.1 CICLO DAS ROCHAS 3
2.1.2.1 Rochas Magmáticas, Eruptivas ou Ígneas 5
2.1.2.2 Rochas Sedimentares 8
2.1.2.3 Rochas Metamórficas 10
2.1.3 APLICAÇÕES NA ENGENHARIA CIVIL 13
2.2 MINERAIS 14
3.CONCLUSÃO 15 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade dissertar sobre as rochas e os minerais, contendo seus conceitos, suas propriedades, classificações, ciclo, dentre outros itens. Além disso, serão apresentadas também suas aplicações à Engenharia Civil, já que, a mesma depende das condições que rochas e minerais possam oferecer para a construção civil.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 ROCHAS
As rochas podem ser conceituadas como agregados naturais, compostos por um mineral ou mais, sendo uma parte importante da Terra sólida. Constituintes essenciais da crosta terrestre, provenientes da solidificação do magma ou de lavas vulcânicas, ou da consolidação de depósitos sedimentares, tendo ou não sofrido transformações metamórficas. Geralmente tem-se a noção de que a rocha necessariamente deve ser um material duro, porém isso não é sempre válido, já que, existem rochas de características moles como argilas, folhelhos, arenitos e outros.
No planeta Terra, sob uma cobertura de detritos, solo, vegetação, água e gelo, ocorrem materiais sólidos denominados rochas. Rochedos, encostas de morros, cortes de estradas ou ilhas estéreis, constituem afloramentos de rochas, perfazendo 3% da superfície dos continentes.
Apresentam elevada resistência mecânica, somente modificável por contatos com o ar e água em casos especiais. Da rocha são extraídos: blocos, matacões (grandes blocos arredondados), pedras para construção (para alvenaria, guias, paralelepípedos, lajotas, placas), e agregados. As rochas se formam basicamente, associações naturais de dois ou mais minerais agregados ou não.
2.1.1 CICLO DAS ROCHAS
Entende-se como