Jardim de infância
O crescimento nessa fase não se restringe ao peso e a altura da criança, e é marcado por um complexo envolvimento de dimensão corporal, formação tecidual e quantidades de células. Uma criança no primeiro ano de vida triplica o seu peso de nascimento, enquanto sua estatura aumenta cerca de 50% no mesmo período. Para tal desenvolvimento, o leite materno supre as necessidades do bebê até o 6º mês de vida, quando a introdução lenta e gradual de outros alimentos, juntamente com a continuidade do aleitamento até os 2 anos (sem obrigatoriedade) é capaz de prevenir carências nutricionais e permitir o crescimento e desenvolvimento adequados.
Leite materno: o primeiro alimento
O leite humano não é apenas uma fonte de nutrientes especificamente adaptada à capacidade metabólica do bebê, mas também é uma substância viva de grande complexidade biológica e ativamente protetora. Ele não apenas proporciona proteção exclusiva contra infecções e alergias, mas também estimula o desenvolvimento adequado do sistema imunológico do bebê. É composto por baixo teor de proteína, elevado teor de gordura (importante para o crescimento cerebral), elevado teor de lactose (ajuda na absorção da proteína, do cálcio e do ferro) e vitaminas para suprir a necessidade da criança.
Até os 6 meses de idade o leite materno é a mistura completa e perfeitamente equilibrada de nutrientes necessários ao bebê, porém no segundo semestre de vida, ele passa a garantir apenas a metade das recomendações nutricionais e no