Tic na escola e no jardim infancia
Assim segundo alguns dos vários autores ( Hagland e Wright, 1997 ; Stbles, 1997; Sutherland , Robertson e John , 2004 ) , reunimos alguns fatores , dos quais :
1. Localização e Acesso aos Equipamentos;
2. Aplicações Educativas;
3. Integração nas Atividades Curriculares;
4. Mediação do educador e dinâmicas sociais de colaboração;
5. Formação de Educadores / Professores;
6. Gestão da escola / liderança;
Localização e acesso aos equipamentos:
A localização dos computadores da sala de aula surgem como um princípio básico para que a sua integração ocorra verdadeiramente.
Segundo Papert( 2001), a localização dos computadores deveria ser em salas específicas, tipo “ laboratórios de computadores “, mas de facto adotar esta procedimento, constitui o primeiro passo para deixar o computador fora do contexto da aprendizagem.
Em contradição Susan Haugland (2002), no que se refere ao jardim-de-infância, quando os computadores são colocados fora da sala de atividades, as crianças não adquirem os mesmos conhecimentos, do que quando eles lhe estão acessíveis na sua sala. Por outro lado, como refere a autora, este procedimento cria dois grupos de crianças, os que estão fora da sala a utilizar o computador, e os que estão dentro da sala sem possibilidade de utilizar.
Assim podemos concluir, que é importante que a área de trabalho com computadores faca parte da sala de atividades, e que á frente de cada monitor sejam colocados duas crianças, de modo a que a utilização do computador seja partilhada, e ainda assim se