jardim de infancia moravia
3. O jardim de infância e o Projeto Urbano: Articulação e Transformação da Terra
Em um setor historicamente caracterizado por condições de violência, pobreza e negligência do Estado, com construções informais e aumento da densidade ocupacional, esta proposta fortalece o tecido social e familiar por meio de estratégias de educação, lazer, saúde e nutrição no meio da cidade informal densamente construída. É um espaço que transforma o território através do reconhecimento da diversidade e a geração de espaços coletivos para encontros, lazer e diálogo.
O jardim de infância, proposta pelo Gabinete do Secretário de Municipal de Obras Públicas da Prefeitura de Medellín e coordenado pelo Programa Começo Saudável, é a primeira experiência deste tipo de edifícios públicos, o que serviu para aprovar 21 novos pré-escolas da cidade. Três deles foram realizados através de concurso público nacional e mais de 18 foram desenvolvidos pela Empresa de Desenvolvimento Urbano de Medellín, EDU.
O Patio de los Árboles junta o prédio com a rua (o espaço público do bairro); dentro dele, se promove a vida familiar e o encontro comunitário. A cidade informalmente construída permite a inclusão de espaços coletivos e espaços educacionais como estratégia para fortalecer a fibra social através da educação, saúde e nutrição, aspectos específicos do Programa de Qualidade de Jardim de Infância na cidade de Medellín.
Atravessar o Patio de los Árboles significa entrar em contato com a terra e o a: uma sucessão de pários e rampas permite o descobrimento - passo a passo - dos espaços coletivos ao passo que a planta base se desdobra na topografia natural do terreno.
Uma rampa de circulação funciona como item crucial do sistema espacial, e permite o acesso para o segundo nível, onde estão a área para comer, cozinha e escritórios.
As Salas de Atenção e de Interação: Espaços para a Construção dos Habitats Coletivos
Na encosta da montanha, as Salas de Atenção e de Interação