Cartilha BPF 2
Estagiária do curso de Nutrição UNOESC/2015
O que são as Boas Práticas de Fabricação
(BPF) ?
São práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores de alimentos, com objetivo de garantir segurança aos alimentos, evitando assim a ocorrência de doenças.
Contaminação
É o processo de contágio do alimento por micróbios, parasitas ou substâncias tóxicas, o qual normalmente se dá no processo de manipulação e preparo dos alimentos, ou seja as mãos são os maiores veículos de contaminação dos alimentos. A maioria das Doenças Transmitidas por Alimentos
(DTA’s) se dá pelos microrganismos prejudiciais à saúde como os vírus e bactérias.
Doenças
Transmitidas
por
Alimentos
(DTA’S)
As DTA’s ocorrem quando há contaminação nos alimentos. Os sintomas das DTA’s são diarreia, vômito, cólica, náuseas e febre e podem levar até à morte para a populações de risco (idosos, gestantes e crianças).
Microrganismos
São organismos vivos que só podem ser visto com microscópio e podem ser encontrados no solo, na água, em pessoas, nos alimentos e até no ar. Alguns podem estragar o alimento e outros podem causar doenças, ou seja, mesmo que o alimento não pareça estragado pode estar altamente contaminado.
Os microrganismos se multiplicam nos alimentos quando encontram três fatores essenciais:
– Nutrientes (alimento)
– Umidade (água)
– Temperatura (entre 5º C a 60º C)
Manipulador
de
Alimentos
O manipulador de alimento é a pessoa que
prepara
os
alimentos.
É
importante
que
os
manipuladores tomem banho diariamente, usem cabelos presos e cobertos com touca e não usem barba, estejam com o uniforme sempre limpo e conservado, retirem brincos, pulseiras, aliança, colares, anéis e maquiagem, mantenham as unhas curtas e sem esmalte (inclusive base), lavem as mãos constantemente (antes de preparar os alimentos e depois de manipular alimentos crus ou vegetais não lavados, depois de usar o banheiro, de atender telefone ou abrir a porta),