Impacto ambiental de usinas hidrelétricas
O texto trata sobre as usinas hidroelétricas e seu impacto ambiental sobre a natureza em geral. O objetivo do texto é falar sobre os pontos positivos e negativos. Atualmente as usinas hidrelétricas são responsáveis por aproximadamente 18% da produção de energia elétrica no mundo. Esses dados só não são maiores pelo fato de poucos países apresentarem as condições naturais para a instalação de usinas hidrelétricas.
As nações que possuem grande potencial hidráulico são os Estados Unidos, Canadá, Brasil, Rússia e China. No Brasil, mais de 95% da energia elétrica produzida é proveniente de usinas hidrelétricas. É uma fonte de energia renovável que não emite poluentes
Os pontos positivos de uma usina hidrelétrica, é a produção de energia(hidroeletricidade), retenção de água regionalmente, aumento do potencial de água potável e de recursos hídricos reservados, regulação do fluxo e inundações, aumento das possibilidades de trabalho para a população local. (GARCEZ, 2010).
Todas as alterações podem resultar de efeitos diretos e indiretos. Reservatórios construídos nos rios Tietê, Grande, Paranapanema e São Francisco, produzem efeitos e impactos cumulativos, transformando inteiramente as condições econômicas e sociais de todo o rio.
Porém nem todos os efeitos da construção de reservatórios são positivos. A construção leva a grandes inundações de áreas agricultáveis, perda de vegetação e da fauna terrestre, mudanças hidrológicas a jusante da represa, alterações na fauna do rio, interferências no transporte de sedimentos, aumento da distribuição geográfica de doenças de veiculação hídrica, problemas de saúde pública, devido à deterioração ambiental, problemas geofísicos devido a acumulação de água, perda da biodiversidade, terrestre e aquática.
Os gases do efeito estuda é a parte mais polêmica e ainda inconclusa sobre os