Projeto 2
O que leva a nós pensarmos em reutilização e reciclagem de resíduos sólidos é a qualidade e a preocupação com o meio ambiente, focando para os garrafões de água descartados na natureza, que de modo direto, agride a própria natureza, sendo que seu tempo de decomposição chega ha 100 anos.
Desse modo, surgem várias formas de reutilização de materiais recicláveis, como:lixeiros, lamparinas, coqueiros, porta objetos, jarros, e outras. Dentre as alternativas acima, escolhemos a fabricação do protótipo de uma lixeira orgânica e não orgânica, evitando assim o descarte do garrafão de água, aumentando o tempo de uso do material que seria descartado.
MODO DE FAZER A LIXEIRA
Ao trocarmos o filtro de água, por vezes ficamos com um galão vazio e sem uso deixado em algum canto da casa. De maneira simples, é possível reaproveitá-lo para fazer uma lixeira, que pode ser usada em sua residência, no trabalho ou outros ambientes. O recipiente é muito prático e sustentável. Veja como fazer.
Itens necessários:
- Galão de água vazio;
- Papel de presente, tecidos ou tinta artesanal de sua preferência;
- Pincel;
- Tesoura;
- Lixa;
- Cola de isopor.
Verifique se o galão está limpo e seco antes de começar o processo. Corte o gargalo do recipiente com o auxílio de uma tesoura bem afiada e com muito cuidado.
Pegue a lixa e tire as rebarbas que ficam na boca, sempre igualando a altura. Lixe também o pedaço do gargalo que você cortou, ele poderá servir como tampa de sua lixeira.
Confira se não há desníveis pela garrafa. Caso haja, lixe até ficar liso e com o mesmo nível que o restante da peça. Em seguida, comece a decorar da maneira que considerar melhor. Se utilizar tinta, passe duas demãos para garantir uma tonalidade uniforme.
Caso prefira usar papel de presente ou tecido, use o pincel para ajudar a espalhar a cola por toda a extensão do plástico. Quando terminar de revestir a peça, passe a mão para conferir se não foram formadas bolhas de ar. Faça o acabamento com