MARKETING DE MASSAS
Consiste em ignorar as diferenças existentes entre os consumidores, direcionando a ação para o conceito de consumidor médio, procurando uma política indiferenciada. Consiste em oferecer o mesmo produto, ao mesmo preço, com a mesma promessa e nos mesmos locais a todos os consumidores.
Vantagem - é que dessa forma é possível atingir um número de clientes ao mesmo tempo
Desvantagens - é que não tem um mercado, um alvo especifico e assim não consegui atingir as reais necessidades dos consumidores
MARKETING ONE-TO-ONE
Toma em consideração as particularidades de cada indivíduo que compõe o mercado, direcionando a sua ação para uma atuação por medida
Vantagens: É que permite um relacionamento individual com o cliente, tornando possível tratar clientes diferentes de formas diferentes.
Desvantagens: É que a empresa por motivo de custo não deve se utilizar para todos os clientes.
MARKETING SEGMENTADO
Consiste em dividir o mercado num número reduzido de subconjuntos, denominados segmentos, devendo cada segmento ser suficientemente homogéneo a nível de comportamentos, motivações, necessidades, etc. Os segmentos devem ser suficientemente diferentes uns dos outros de forma a justificarem a adoção de políticas de marketing distintas.
Vantagens: permite “planejar, definir preços, divulgar e fornecer o produto ou serviço para melhor satisfazer o mercado-alvo.” Com a utilização desta estratégia é ainda possível adaptar a estratégia e as atividades de marketing para conseguir vantagem competitiva sobre a concorrência. Vantagem competitiva sobre a concorrência.
Desvantagens:
O MARKETING DE NICHO
O nicho é um grupo definido com mais precisão que procura satisfazer as necessidades dos consumidores que não se encontram satisfeitas, nem que para isso os consumidores tenham que pagar um preço mais alto e com padrões de exigência acima da média para melhor satisfazer essas mesmas necessidades.
O marketing de nicho gera os seus lucros por meio da