check list
Boas Práticas de Fabricação (BPF) são medidas regulamentadas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos com procedimentos para o dia a dia no processamento do alimento com o objetivo de garantir ao consumidor qualidade sanitária dos alimentos para consumo, evitando contaminação ao alimento seja por perigo físico, químico ou biológico.
O presente trabalho relata a lista de verificação das boas práticas baseadas na RDC 275. Foi realizada uma pesquisa de campo para aplicação do check-list e classificação do estabelecimento quanto a porcentagem de atendimento aos itens da lista de verificação das boas praticas. Desta forma poderemos analisar se os critérios da RDC 275 são aplicados com prioridade para garantir a segurança alimentar dos colaboradores e comensais.
A lista de verificação Check list é uma ferramenta de relevância que nos permite avaliar as condições higiênicas sanitária do estabelecimento de produção de alimentos. Por este motivo é necessário seguir as leis estabelecidas pela ANVISA que nos permite levantar pontos críticos ou não conforme, e a partir dos dados coletados traçar medidas corretivas para adequação com o objetivo de eliminar ou reduzir os riscos físicos, químicos e biológicos que comprometam a integridade do alimento e a saúde do consumidor.
OBJETIVO
Verificar a importância do uso da ferramenta checklist na UAN em questão, visto que a ferramenta engloba critérios essenciais para garantir um serviço final seguro e livre de Doenças transmitidas por alimentos (DTA’s). E aplicar a lista de verificação de boas praticas de fabricação, a fim de prover o estabelecimento, quanto à percentualidade de atendimento aos itens da lista de verificação, de forma a conscientizar e modificar o cenário atual utilizando como modelo principal o conhecimento das estratégias de organização para, aplicação do manual na UAN.
MEDOTOLOGIA
Nosso trabalho se configura como uma pesquisa descritiva. Realizamos uma visita para entrevistar o