Higiene e Saúde de Manipuladores de Alimentos
Os principais perigos de contaminação dos alimentos estão geralmente associados ao estado de saúde dos manipuladores, à higiene corporal e ao vestuário dos mesmos e às práticas e comportamentos profissionais incorrectos ou negligentes. Assim sendo, existem regras básicas que qualquer manipulador deve aplicar e executar diariamente para que seja garantida a segurança alimentar dos produtos comercializados.
Higiene Individual
Diariamente e antes de se dirigirem ao local de trabalho, os manipuladores devem efectuar a sua higiene corporal e esta deve ser evidente (cabelo limpo, banho tomado, etc). As unhas devem encontrar-se curtas, limpas e sem verniz e não devem ser usadas unhas postiças. Relativamente à maquilhagem, esta não deve ser usada quer no rosto quer nas mãos.
Adornos
Não é permitido aos manipuladores o uso de quaisquer adornos, tais como anéis, pulseiras, brincos, colares, entre outros pois estes podem possuir ranhuras e orifícios onde se acumulam resíduos, podendo contaminar os alimentos. Estes objectos poderão também tornar-se um factor de contaminação ao cair sobre os alimentos.
Vestuário
Os manipuladores devem possuir vestuário adequado às suas funções, de uso exclusivo no estabelecimento e que deve manter-se sempre limpo, não devendo usar a roupa que utilizam diariamente na rua. Para os manipuladores da área de preparação o vestuário deve ser de cor clara para que seja possível colocar em evidência a sujidade.
Cabelo
O cabelo deve estar totalmente coberto com touca sempre que a tarefa desempenhada pelo manipulador assim o justifique, caso não seja necessário, deve estar preso.
Higienização das Mãos
As mãos dos manipuladores devem ser lavadas antes de iniciar qualquer actividade, imediatamente após a utilização das casas de banho, após terem tocado em material contaminado, sempre que este regresse ao posto de trabalho e sempre que necessário. Esta acção deve ser realizada de forma adequada com sabonete