hibridismo na arte
O que se quer dizer com hibridismo na arte?
Para tal questão se faz necessário primeiramente buscar a origem de sua palavra, a palavra Hibridismo quer dizer:
“Gramática Formação de palavras com elementos ou radicais de línguas diferentes. / Palavra assim formada: monóculo, do gr. monos (um) + lat. oculus (olho), é um hibridismo
E ainda o significado de Híbrido:
Diz-se de, ou animal ou vegetal que resulta de cruzamento: a mula é híbrida do asno e da égua. / Gramática Que é composto de palavras de duas ou mais línguas diferentes, como automóvel. Em que há mistura de duas espécies diferentes: tinha uns belos olhos de cor híbrida. / Irregular, misto.
O Hibridismo na Arte é um assunto muito discutido hoje no que chamamos de Arte Contemporânea, a Arte de hoje.
Como foi colocado nas explicações acima do significado de hibridismo, cada vez mais se produz trabalhos em Arte que extrapola os limites de apenas uma linguagem ou cultural ou na sociedade.
um trabalho do artista Chelpa Ferro em que mistura experiências com música eletrônica, instalações tecnológicas, vídeos, imagens, elementos culturais étnicos em apresentações ao vivo e exposições. Dialoga com a música, dança, teatro, vídeo e cinema.
Podemos classificar o seu trabalho como Performance Arte ou Performance Híbrida, pois segundo Renato Cohen em seu livro Performance como Linguagem :
[...] é impossível falar-se de uma linguagem pura para a performance. Ela é híbrida, funcionando como uma espécie de fusão e ao mesmo tempo como uma releitura, talvez a partir da sua própria ideia da arte total, das mais diversas propostas modernas de atuação.
Na atualidade, podemos dizer que a Performance Arte é a que explora o hibridismo em sua plenitude e abrangência.
A Performance Híbrida é a conexão que extrapola as diversas linguagens, culturas, sociedades para formar algo novo.
Um exemplo para melhor definir o hibridismo na Performance Arte:
Esses espetáculos eram híbridos vibrantes,